sábado, 30 de junho de 2012

Incêndio florestal nos EUA é visto do espaço

Partilhar



A Nasa divulgou na sexta-feira (29) um vídeo, gravado a partir da Estação Espacial Internacional (ISS), captando os focos de incêndio e fumaça no Colorado, Estados Unidos. Os incêndios florestais no Colorado já duram semanas, e os bombeiros enfrentam dificuldades para controlar o fogo. Ainda na sexta, o presidente Barack Obama ordenou o envio de recursos federais para complementar os esforços do Corpo de Bombeiros na cidade mais afetada, Colorado Springs.
Os números dos estragos causados pelo fogo impressionam: até agora, 346 casas foram queimadas, 36 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas e procurar abrigo, e pelo menos quatro morreram. Os dois principais focos estão em Waldo Canyon, onde o fogo atingiu uma área de 6,7 mil hectares, e High Park, onde atingiu 87 mil hectares.






Essa é a pior temporada de incêndios florestais dos EUA da última década e, segundo cientistas, eventos como esse podem ser cada vez mais comuns se as previsões sobre mudanças climáticas estiverem corretas. “Estamos vendo como o aquecimento global realmente se parece”, disse Michael Oppenheimer, cientista do IPCC e da Universidade de Princeton, ao jornal The Guardian. “Esses incêndios fornecem imagens vívidas do que podemos esperar ver no futuro”.

Segundo o pesquisador, a alta temperatura que está colaborando para espalhar o fogo pelos Estados Unidos é consistente com as projeções do IPCC, que prevêem mais incêndios florestais na região.
Os incêndios do ano passado, que atingiram uma área equivalente a Minas Gerais, também foram uma boa amostra do que está por vir.


0 comentários:

Postar um comentário