quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cabo Frio sediará Encontro sobre Bullying e Homofobia nas escolas

Partilhar


 




A Coordenação de Diversidade nas Escolas da Rede LGBT do Interior Fluminense vai realizar, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Coordenadoria da Diversidade), Superintendência da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e do Projeto Diversidade nas Escolas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o 1º Seminário de Combate ao Bullying e à Homofobia nas Escolas da Baixada Litorânea.

O Seminário pretende discutir o tema entre os Movimentos Sociais, Associações, Educadores, Secretarias Municipais de Educação, Universitários, pais , alunos e Conselhos Tutelares dos 9 Municípios da Região de Rio das Ostras à Saquarema. 

O Encontro acontecerá no Dia 08/junho (4ª Feira) no Teatro Municipal de Cabo Frio e contará em dois momentos específicos. Na parte da manhã (9:00 h) é a vez dos alunos do ensino médio (acima de 14 anos).  O Coordenador do Projeto Diversidade nas Escolas Alexandre Bortolini irá propor um bate-papo com os jovens destacando as conseqüências do Bullying na rotina dos adolescentes. O Projeto Diversidade na Escola, vinculado ao Programa Papo Cabeça, é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos.  Essa é a quinta vez que Alexandre trás sua oficina à Cabo Frio.

Na parte da tarde (14:00 h) haverá uma mesa com a participação de representantes de diferentes  segmentos.  O Presidente da Rede LGBT do Interior Fluminense – Cláudio Lemos, a Coordenadora da Diversidade da SEEDUC – Rita de Cássia Rodrigues da Silva, a Superintendente da Igualdade Racial de Cabo Frio – Margareth Ferreira, a Vice Presidente da ASTRARIO – Marjorie Machi, além de Psicólogos e Assistentes Sociais.  Para esse momento foram convidados também representantes da APAE e da Escola de Libras Rosa Castanho.

Ao Menos 28% dos estudantes brasileiros entre as 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental já sofreram maus-tratos. Segundo uma pesquisa divulgada pela ONG Plan Brasil, 1.477 dos 5.168 estudantes entrevistados sofreram algum tipo de agressão em 2009.

Quando os maus-tratos ocorrem mais de três vezes no mesmo ano, está caracterizada a prática do bullying, de acordo com a metodologia da pesquisa. O termo designa todo o  tipo de atitudes agressivas, verbais ou físicas, praticadas repetidamente por um ou mais estudantes contra outro aluno. Estiveram envolvidos  em bullying 17% dos estudantes, como agressores ou vítimas.A criança ou o adolescente vitimizado passa a ter alterações no humor, ficando agressivo ou muito quieto, evita sair de casa, demonstra ansiedade excessiva e não se dedica aos estudos como antes, chegando muitas vezes a evadir da escola para evitar a rotina de perseguição.


   *   O objetivo principal do Encontro é buscar soluções, conscientizando os profissionais, alunos e pais da necessidade de combater essa prática dentro das escolas.
·         O Encontro oferecerá Certificado aos interessados, qualquer pessoa poderá participar, basta chegar ao Teatro e se inscrever a partir das 8:30 h (manhã) e 13:30 h (tarde).



Grupo Cabo Free de Conscientização Homossexual 
CNPJ: 08.017.358/0001-39 
WWW.CABOFREE.COM.BR 
grupocabofree@hotmail.com 
TEL: 22 9937-4609  9212-4797  9237-3363 
 Titulo de Utilidade Pública Municipal Lei 1.999/07 
Membro da Rede LGBT do Interior Fluminense, 
Membro do Conselho Estadual de Políticas Públicas para LGBTs, Membro da Comissão Permanente de Educação, Informação e Pesquisa Coordenador da Comissão Permanente de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Membro Colaborador do Grupo de Trabalho da Diversidade da OAB-RJ,
Filiado à ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgeneros), á ABL (Articulação Brasileira de Lésbicas), à ABRAGAY (Associação Brasileira de Gays), à ILGA (International Gay and Lesbian Association), à INTERPRIDE, à ABRATGLS (Associação Brasileira de  Turismo GLS), à IGLTA (International Gay and Lesbian Travel Association), ao Fórum Estadual de ONG AIDS e ao Fórum Estadual de Grupos LGBT RJ.

0 comentários:

Postar um comentário