quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cabo Frio avança no credenciamento para receber delegações olímpicas e paraolímpicas

Partilhar

O Projeto “Cabo Frio na Rota Olímpica” ultrapassa mais uma etapa. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) informou à Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que a cidade foi pré-selecionada para ser sede de treinamento e hospedagem de delegações internacionais olímpicas e paraolímpicas nos Jogos 2016 ao ser aprovada na penúltima fase do processo seletivo. A última etapa será realizada em janeiro de 2012, quando Cabo Frio receberá a visita de membros do COB para mais uma vistoria técnica das instalações do município.

Para isso, a documentação solicitada deve ser enviada até o dia 23 de dezembro.

- Essa é uma grande conquista para a cidade de Cabo Frio. Estamos ficando muito perto do credenciamento. Parabéns a todos os envolvidos que trabalharam para mais essa conquista – afirmou o Secretário de Esporte e Lazer, Eliseu Pombo.

O município também será incluído no Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos que será distribuído em Londres durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2012, em uma parceria com a Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR).

Segundo a EMBRATUR, neste guia serão fornecidas informações sobre as 364 instalações esportivas pré-selecionadas em 131 cidades do Brasil. Esses dados servirão para que os 204 Comitês Olímpicos e 170 Comitês Paraolímpicos Nacionais possam trazer seus atletas para o país sede antes dos jogos, visando sua aclimatação às condições locais e, sobretudo, à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento na busca de melhores resultados.

A razão central pela qual o Comitê escolheu Cabo Frio como uma das possíveis sedes de treinamento engloba fatores como estar próxima à capital; ser o principal pólo cultural, turístico e esportivo da Região dos Lagos; possuir aeroporto internacional com voos regulares; infra-estrutura moderna de saúde; rede hoteleira satisfatória; mobiliário esportivo em expansão, com três ginásios poliesportivos; além de ter um bom histórico em sediar grandes eventos esportivos.

No último dia 2 de maio, o município de Cabo Frio recebeu a confirmação do COB para ser uma das 148 cidades credenciadas, dentre 22 estados, para receber as delegações olímpicas e paraolímpicas da 31ª edição dos Jogos Olímpicos. A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar os Jogos 2016 no dia 2 de outubro de 2010.

- Os benefícios concedidos no momento em que os Jogos acontecem são a movimentação da economia da cidade, a promoção do turismo e aumento no número de empregos. Já os benefícios a longo prazo incluem o investimento na descoberta de novos talentos esportivos e a escolha da cidade para sediar outros eventos nacionais e internacionais que venham a acontecer – declarou Eliseu Pombo.

O cadastro do município de Cabo Frio foi confirmado pelo Comitê, após cumprir as determinações e fornecer todas as informações solicitadas sobre transportes, hotelaria, infraestrutura de serviços médicos e de emergência e, principalmente, de todas as instalações esportivas. As cidades credenciadas poderão receber as delegações já a partir de 2013. Se o resultado for positivo, entre abril de 2013 e julho de 2015, haverá constantes acompanhamentos do Comitê Olímpico na cidade, produzindo relatórios e atualizações online.

O intuito de se sediar equipes olímpicas e paraolímpicas pré-jogos é permitir que as mesmas se adaptem ao clima e geografia locais, além de se prepararem com antecedência para as Olimpíadas. Os projetos inclusos seguem as normas dirimidas pelo Comitê Olímpico Internacional e são divididos na criação e construção da pista de atletismo e do complexo aquático em um terreno já cedido pela Prefeitura no condomínio Novo Portinho; democratizar a prática esportiva e o lazer, além de torná-los direito de todo cidadão cabofriense; sediar mais eventos de grande porte; e abrigar, ao menos, uma equipe internacional olímpica.

De acordo com o secretário Eliseu Pombo, o Prefeito Marcos da Rocha Mendes já autorizou, para o mês de janeiro, o início do processo licitatório das obras de construção da pista de atletismo e do campo de futebol, anteriormente previsto para março. Esta será a segunda etapa do projeto a ser posta em prática após a conclusão das obras dos banheiros, vestiários, arquibancada e campo de grama sintética, que darão suporte a ambos.  Finalizada esta fase, a secretaria focará no complexo aquático.

0 comentários:

Postar um comentário