terça-feira, 3 de maio de 2011

Liberdade de Imprensa é tema de novo site

Partilhar

Redação Portal IMPRENSA
O site International Freedom of Expression Exchange (IFEX), dedicado a denunciar e fiscalizar os assaltos e violações à liberdade de imprensa ao redor do mundo, lança um site pra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado hoje, dia 3 de maio. O tema oficial deste ano é "Mídia no Século 21: Novas fronteiras, Novas barreiras"

O site traz a colaboração de 88 participantes do IFEX comentando o que eles fazem nessa data e em que pensam quando lembram do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Na página, é possível fazer downloads de imagens, artigos e outros materiais sobre o assunto.
 
"Um novo site dedicado ao Dia Mundial da Liberdade de Expressão é um jeito excelente de se destacar a importância do trabalho dos membros do IFEX e ver que os esforços estão concentrados em um só lugar", afirmou Annie Game, diretora executiva do IFEX.
 
A versão especial está disponível em inglês, francês e espanhol. Além dos comentários o site mostra como o dia é celebrado em diversos países.

Assange e Mubarak
 
Em Nova York, por exemplo, a organização Index of Censorship convidou o advogado de Julian Assange, Mark Stephens, para debater sobre a repercussão dos vazamentos do WikiLeaks, liberdade de expressão,segurança nacional e mídia.

No Egito, a comemoração será ainda mais intensa, com o novo sopro de liberdade que veio após a queda do ditador Hosni Mubarak. O país antes figurava no ranking de liberdade de imprensa da ONG Freedom House  na posição 130 (de 196 países), agora experimenta a abertura do regime autoritário, em uma transição democrática. 

"Antes de 11 de fevereiro [dia da queda de Mubarak] tínhamos ordens estristas de não falar sobre certos temas, como a Irmandade Muçulmana e Mohammad ElBaradei [opositor de Mubarak]", disse o subeditor da estatal egípcia Agência de Notícias do Oriente Médio, Ashraf El-Leithy ao site Inter Press Service (IPS). "Agora contamos com uma completa liberdade para escrever, sem restrições", afirmou. No Cairo, haverá discussões sobre os prós e contras das redes sociais e a ascensão da "Revolução Twitter", devido a forte influência que as redes tiveram nas revoluções no Oriente Médio.

A data deste ano coincide com o aniversário de 20 da Declaração de Windhoek da ONU, firmada na Namíbia no dia 3 de Maio e que pretende promover a liberdade e pluralidade na mídia global


0 comentários:

Postar um comentário