A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, por meio da Superintendência de Saúde Coletiva, divulgou nesta terça-feira, dia 31, o balanço da campanha de vacinação contra a gripe no município. A campanha, que precisou ser prorrogada para que alguns grupos alcançassem a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 80% em cada grupo, imunizou um total de 22.902 pessoas na cidade.
Segundo dados da Superintendência, a vacinação das crianças de seis meses a dois anos incompletos alcançou 92% do público-alvo, ultrapassando a meta do Ministério da Saúde. O grupo dos idosos registrou 87%, enquanto que a cobertura dos trabalhadores de saúde ficou em 81%. Somente o grupo das gestantes não alcançou a meta, registrando apenas 53% de mulheres imunizadas. Fator que preocupa bastante, segundo a médica Lucy Pires, Superintendente de Saúde Coletiva do município, pois foi o grupo mais afetado com óbitos em 2009:
- O resultado da campanha, de forma geral, foi muito bom. No entanto, o grupo das gestantes não procurou as unidades de saúde para se vacinar. As grávidas que ainda não se imunizaram precisam se proteger – alerta a médica.
Apesar de a campanha de vacinação ter sido encerrada no dia 27 de maio, as unidades do Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga; o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), no Jardim Esperança; e o PAM de Santo Antônio e de Unamar, no Segundo Distrito, vão continuar vacinando as gestantes.
Causada pelo vírus A, a influenza é uma doença respiratória aguda, transmitida de pessoa para pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
0 comentários:
Postar um comentário