terça-feira, 28 de setembro de 2010

É PROIBIDO FUMAR. MESMO!

Partilhar

 TONY FONSECA








O parágrafo II da  lei 9294 de 16 de julho de 1996  é muito explícito. Isso de área de fumantes em restaurantes bares e similares não existe. A tal lei, desrespeitada há cinco anos, explicita que esse ato idiota de sugar fumaça envenenada de cigarros, charutos e cachimbos e expeli-la na cara dos outros é proibido. Permitido será apenas fazer fumaça em ambientes reservados  EXCLUSIVAMENTE PARA ESSE FIM (quer dizer, nunca  conjuntamente com o ato de comer ou beber, nunca em presença de não fumantes), e mesmo assim, DEVIDAMENTE ISOLADOS E ADEQUADAMENTE  VENTILADOS.
A gente fica pensando... se o inescrupuloso dono do bar ou restaurante admite essa postura de aceitar o desrespeito da lei, para aumentar supostamente sua receita, temendo perder a clientela fumante (o que dificilmente aconteceria, pois o fumante  já não fuma em aviões e cinemas e não deixa de freqüentar esses locais), em  nome da crise, tentando evitar o fracasso de sua empresa e seu empobrecimento, não seria lógico também olhar com mais condescendência outros infratores? Não quero dizer terroristas, estupradores,  traficantes ou assaltantes à mão armada, mas os mais “light”, os mais sociais, como ventanistas, oportunistas, batedores de carteiras, “trombadinhas” e afins, desses que só causam prejuízo financeiro, mas sem o emprego da violência, do pavor?
A mim, muito melhor faria a polícia em punir as  pessoas que fumam e as que permitem que essas fumem em locais coletivos (particulares ou públicos, como reza a lei ! ), do que se preocupando com ladrões de galinhas. A violência ainda não me atingiu tanto quanto a fumaça ilegal que me jogam na cara todos os dias. Pessoas como o Sr. José Pereira, gerente da muitíssimo conhecida e luxuosa confeitaria Colombo, no centro do Rio de Janeiro, da mesma maneira que a grande maioria dos proprietários de bares e restaurantes Brasil afora, dizem desconhecer a lei. Outros, ainda são mais patéticos. Falam sobre discriminação às minorias, do problema que se pode criar colocando anúncios de proibição do fumo dentro de seus estabelecimentos e outras baboseiras. Não sabem esses senhores que, primeiro, “o desconhecimento da lei não desculpa o seu desrespeito”como bem explica o código penal, depois, que fumante não é minoria que se deva proteger, coisa nenhuma, pois se fosse, teríamos que  defender também outras minorias como as dos maconheiros  ou a dos estelionatários, que, rapidamente, formariam suas cooperativas ou seus sindicatos para “defender” seus direitos de empestar os ambientes coletivos.
Enquanto isto,temos que elogiar casas que começam a observar a Lei. Os poucos estabelecimentos que têm a coragem de exibir cartazes de proibição dessa infração ridícula de soltar fumaça  podre e venenosa na frente de nossas crianças e idosos nos ambientes fechados de  lojas e salas.
Existe a lei.  Devemos exigir seu cumprimento.  Afinal, lutando contra o abuso dos fumantes, estaremos ajudando a eles mesmos, fazendo com que fumem menos.   A não ser que você queira contrair câncer ou enfizema sem ter que gastar com a compra de cigarros.




Tony Fonseca é Jornalista, Professor e Escritor, Apresentador do Programa Bem-Vindo ao Paraíso, Lagos TV canal 7 sextas feiras às 15 Horas

0 comentários:

Postar um comentário