A primeira tentativa de desencalhar uma baleia jubarte de 12 metros e 25 toneladas com ajuda de um navio rebocador fracassou nesta terça-feira, quando a corda para tirar o animal da areia arrebentou.
O animal, que está encalhado na praia de Geribá desde a tarde de segunda-feira, ainda está vivo e uma nova tentativa de resgate será realizada durante a madrugada, depois que entrar a maré cheia. Uma corda mais resistente será utilizada, de acordo com profissionais responsáveis pela operação de resgate.
"Essa baleia ainda está bem saudável, ela tem condições de sobreviver", disse à Reuters Bruno Iespan, analista ambiental do Instituto Chico Mendes que participa diretamente do resgate.
Dezenas de bombeiros e voluntários tentam ajudar a baleia a escapar da areia e desde segunda-feira mantém o animal molhado com ajuda de mangueiras e grandes pedaços de pano.
Se a operação com o rebocador der certo, o animal será levado para além da arrebentação, de forma a evitar que encalhe em outros bancos de areia.
As baleias jubarte empreendem a cada ano uma viagem da Antártida rumo à costa nordeste brasileira em busca de águas cálidas e rasas. Elas começam a chegar em julho e permanecem até novembro.
A jubarte que encalhou provavelmente estaria em sua jornada de volta, mas ainda não se sabe o motivo de ter encalhado.
0 comentários:
Postar um comentário