quinta-feira, 14 de outubro de 2010

“EXPOSIÇÃO ITENERANTE ÁGUA”

Partilhar


DYANDREIA PORTUGAL








Em 2007 a idéia de discutir assuntos e temas atuais através da arte reuniu num fórum de debates no “Orkut”, na Internet, um grupo de 20 artistas plásticos, com ideais comuns, de oito estados do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul. 
Eles sentiram a necessidade de produzir e disseminar Arte e Cultura colocando em questão assuntos da atualidade. O tema “Água” brotou como um desafio. Cada artista elaborou o tema em uma expressão plástica, concretizando visões diferentes, mas com um objetivo comum, de conscientizar as pessoas sobre a importância da água como sinônimo de vida, abordando o desperdício, a escassez e a necessidade de preservação. 
Assim nascia o Grupo Água e suas Exposições Itinerantes, uma manifestação concreta de um grupo de artistas que utilizam em suas obras, a abordagem de problemáticas da atualidade.
 
A exposição itinerante “Água” não tem caráter comercial. É uma manifestação de expressão artístico-sócio-cultural sem fins lucrativos e conta com recursos dos próprios artistas. A exposição conta ainda com o apoio de instituições que reconhecem a importância deste projeto.

A intenção do grupo é atingir o maior numero possível de pessoas, focando a importância do debate e da percepção através de visitas escolares, estimulação das habilidades potenciais de crianças e adolescentes, possibilitação de palestras educacionais para população e o desenvolvimento da reflexão pelos adultos, sobre a sua realidade e responsabilidade.
A exposição já percorreu 29 localidades de cinco estados do Brasil. A primeira exposição aconteceu na cidade de Macaé-RJ (2007) com curadoria da artista Beatriz Mignone. Lá recebeu o apoio e patrocínio da Petrobrás - Transpetro/Cabiúnas para a realização da segunda mostra. Depois, a exposição passou pelo III Simpósio Nacional sobre o uso da Água na Universidade de Passo Fundo/RS, onde teve a cobertura do evento pela rede RBS, filiada da Rede Globo. Com o apoio e organização do setor de Relações Institucionais do Espaço VIP das Indústrias Perdigão em Videira/SC, atual indústria Brasil Foods, a exposição percorreu algumas cidades do Sul do Brasil. Desde 2008, sob a curadoria de Silvana Borges, a exposição percorreu seis cidades no Estado de São Paulo, iniciando com o Teatro Municipal de Osasco e passando por casas de cultura, universidades, parques ecológicos,  escolas de arte, museus, câmaras municipais  etc, fazendo deste grupo, não só o 1º Grupo de Artistas Expositores Itinerantes do Orkut, mas também o grupo de maior itinerância, com a soma de 29 exposições.

Em Outubro a Exposição Itinerante Água chega a Região dos Lagos e sob a curadoria de Dyandreia Portugal e percorrerá as cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, São Pedro D`Aldeia, Iguaba Grande e Araruama. Depois, ainda sob a guarda de Dyandreia, seguirá para cidade do Rio de Janeiro.

No decorrer desta jornada, outros artistas foram se agregando ao projeto. Os atuais artistas participantes desta exposição são: Beatriz Mignone, Cida Monteiro, Denise Moraes, Dyandreia Portugal, Elaine Freitas, Elizabeth Franco, Heloisa Roessing,  Márcia Bührer, Márcio Camargo, Marlene Vasconcelos, Nancy Rabello, Osvaldo Nascimento, Rose Stelmasçuk, Silvia Godoy, Silvana Borges, Teonice Rosa, e Túlia Campello. Entretanto, no Grupo, participando de outros projetos, os participantes contam ainda com os artistas Daniel Pereira e Maria Rita de Souza.


Veja a data da primeira exposição, visite e divulgue:

ARRAIAL DO CABO:
Vernissage: 15/10 (sexta feira) às 19h
Exposição:15/10 a 14/11
Local: Sala de Exposições José de Dome
(Casa de Vidro ao lado da Rodoviária)
Centro – Arraial do Cabo
Informações: (22) 8131-3349

Como o objetivo é promover a interação entre os artistas e público com a realidade que os cerca, tratando de temas significativos para sociedade, propiciando a análise e promovendo o debate pertinente ao assunto, além da Exposição Água, o grupo já colocou na estrada o segundo tema. A outra mostra em andamento aborda o tema “Direitos do Homem e da Criança”, que percorre no momento o Estado de São Paulo e que tem previsão para vir para a Região dos Lagos em 2011. Aguardem!


Dyandreia Portugal é escritora e artista plastica e-mail: dyandreia@yahoo.com.br
  

0 comentários:

Postar um comentário