segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nossa Proposta

Partilhar




EQUIPE A.R.C.A. surgiu em 2000, quando um grupo de profissionais, médicos, psicólogos, Técnicos em Aconselhamento, todos com especialização em Dependência Química, organizou uma estratégia moderna e ousada: a modalidade ambulatorial para o tratamento de usuários de drogas, quando a cultura da região apontava a internação como instrumento principal. Atendemos aos clientes de forma personalizada, dinâmica, ágil e eficaz, onde a atuação dos Técnicos estaria interligada a Acolher, Respeitar, Cuidar eAmar, daí a marca A.R.C.A. 
Metodologia - É baseada no Modelo Minnesota, método mundialmente conhecido, adaptado e implantado no Brasil no início de 1980. As atividades terapêuticas são desenvolvidas basicamente em grupo, de uma forma que possibilita um clima de ajuda e confiança, a fim de ampliar as possibilidades de recuperação. Esta metodologia utiliza uma abordagem humanística, não medicamentosa, baseada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos que visa como meta uma profunda mudança de personalidade, atitudes e comportamentos, através de um programa que consta palestras, dinâmicas de grupos, filmes especializados e outras atividades terapêuticas. Os pacientes aprendem por meio de trocas de experiências com outras pessoas de seu grupo, a identificar e a lidar de forma construtiva com seus sentimentos e para uma percepção do mundo que visa um estilo de vida em que a utilização da droga não é mais atraente.
O Programa Familiar -  A dependência química é uma doença que afeta não só o dependente como também todas as pessoas que com ele convivem, na família ou no ambiente de trabalho. O objetivo do Programa Familiar é informar sobre o que é dependência química, descobrir suas conseqüências no contexto familiar, de trabalho e social, oferecendo a oportunidade de melhorar a qualidade de vida do próprio familiar e o relacionamento com outras pessoas, especialmente com o dependente em recuperação.        
OUTROS TIPOS DE SERVIÇOS

Tabagismo - Dependência ao cigarro envolve três aspectos: físico, emocional e comportamental. Por isso muitos não conseguem parar de fumar sem ajuda profissional. 
Vivência dos 12 Passos – Pretende fornecer para profissionais e outros interessados um entendimento dos 12 passos e sua forma de aplicação nas relações interpessoais e profissionais, visando alcançar uma melhor qualidade de vida.
Assessoria a escolas e empresas – Consultoria e orientação na implantação de programas de: uso indevido de drogas no local de trabalho, prevenção e tratamento ao usuário de drogas.
 Acompanhamento Terapêutico – Acompanha e ajuda o usuário de drogas em sua reinserção social. 
Intervenções – Podem ser breves motivando o usuário de drogas e a família ao tratamento e intervenções involuntárias neste caso o usuário é internado sem a sua vontade. 
Palestras e Capacitação - Cursos para Agentes Multiplicadores, Acompanhante Terapêutico e Conselheiro em Dependência Química.

--
Equipe A.R.C.A.
Capacitação, Prevenção, Palestras, Capacitação, Tratamento
e Acompanhamento Terapeutico em Dependência Química - 12 passos
Tadeu Assis - Coordenador
Tel.: (22) 2643.9399 (22) 9914-3450

0 comentários:

Postar um comentário