domingo, 31 de outubro de 2010

Cheguei aos 40... E estou feliz por isso!

Partilhar



Fiz quarenta anos, olhei para traz e gostei do que vi. Hoje, olho para frente muito mais animada que aos vinte. Já sei o que quero! Conquistei várias coisas que não imaginava e agora vou conquistar as coisas que imagino. Tenho certeza de que vou conseguir. Quando temos vinte anos não sabemos na verdade por aonde ir, como será, e o como conquistar. Mas aos quarenta, sabemos exatamente o que desejamos, sem dúvidas ou angústias.
Quando eu era criança, achava que ter sessenta anos era estar no final da vida, portanto aos quarenta era estar se encaminhando para esse final. Mas, surpresa! A expectativa de vida aumentou e eu já fui a dois aniversários de cem anos. Chegar aos oitenta, hoje é comum. Viramos o país da melhor idade. Não sei bem se no final da vida temos a melhor idade, mas com certeza aos quarenta somos felizes.
Aos quarenta as mulheres sabem se vestir sem pensar em agradar ao outro, mas a si mesma. Ela se arruma tendo certeza de sua capacidade. Usa a maquiagem, bijuterias e perfume na quantidade certa. Sinto-me muito mais interessante aos quarenta. Perdi a timidez natural e irresistível dos vinte, mas minha segurança me deixa muito mais atraente e sedutora. Hoje observo que minha pele não tem a firmeza dos vinte anos e que minhas espinhas foram substituídas por pintas, mas e daí? Gosto de cada uma delas, sinto-me mais feminina. Estou acima do peso ideal e detesto ginástica, mas me amo muito mais do que quando eu vivia para agradar ao outro e não a mim. Tenho consciência do que em mim é bonito e no que não é, e me acho linda! Altovalorização? Superego? Confiança demais? Sei lá, mas me sinto muito melhor agora do que antes, quando eu me achava totalmente fora dos padrões. Por mais que eu fizesse aos vinte, nunca era suficiente. Mas hoje tenho o meu próprio padrão. Tenho alta estima elevada e prefiro essa opção. É muito mais confortável.
Aos quarenta não queremos brigar com o mundo, apenas aproveitar o que de melhor ele nos tem a dar. Buscamos o prazer nas pequenas coisas e fazemos dos grandes acontecimentos, mais uma etapa conquistada e não o motivo de nossas vidas.
A mulher aos quarenta ama o seu homem sem medo de ser amada, pois sabe que se ele se for, apenas terá que troca-lo e sua vida não acabará por isso.
Ela conquistou seu espaço, já disse ao mundo seu ideal e que veio para ter sucesso em tudo que realiza, pois é segura de si e não tem dúvidas sobre onde quer chegar. As dúvidas comuns do seu dia a dia não passam de escolhas, que com a experiência que já conquistou até ali, saberá resolver.
Hoje percebo que não adianta discutir... É perda de tempo! Mostrar meu ponto vista nem sempre é necessário. Ele é meu e eu o tenho. Eu vivo com ele, muitas vezes sem querer que os outros o aceitem. Cada um tem o seu momento de perceber o que é certo para si mesmo. Apenas exijo respeito. Aos quarenta você pode exigir isso. Você é coerente... Uau!
Nesta idade a mulher mostra sua força de modo sutil, fazendo tudo virar ao seu favor. Ela é poderosa. Aos vinte ela é escolhida, aos quarenta ela é quem escolhe. Ela determina. Sabe exatamente o que quer e como conseguir. A mulher aos quarenta consome mais, pois ganha mais. Consegue adquirir coisas e ir a lugares que aos vinte apenas sonhava. Agora ela sabe usar o dinheiro.
 Dizem que quarenta é a idade da loba. Hoje sei exatamente o que isso significa, pois me sinto uma fera mesmo. Não sei como será daqui para frente, mas isso não é uma preocupação como era aos vinte. O que vier, da forma que vier, saberei tirar proveito. Afinal sou mulher, e tenho quarenta!

Dyandreia Portugal
É Escritora e Artista Plástica.
E-mail: dyandreia@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário