sábado, 2 de outubro de 2010

Catapora reaparece em SP; vacina continua em falta

Partilhar






Os números de casos, surtos e mortes causados neste ano pela varicela - doença contagiosa conhecida como catapora - no Estado de São Paulo já superam os de 2009, conforme publicou o Estado anteontem. De janeiro a setembro foram registrados 10.018 casos, 1.572 surtos e 15 mortes, 11 delas entre crianças de 1 a 4 anos, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica. No ano passado foram 7.901 casos, 1.315 surtos e 7 óbitos.


A imunização contra a doença não faz parte do calendário anual de vacinação e só é feita em caso de surto, com o objetivo de bloquear a propagação da doença. Mas esse bloqueio não está sendo feito por falta de vacinas.

A Secretaria da Saúde afirma que não há vacina porque os surtos começaram antes. O governo diz que solicitou que o próximo lote, previsto para novembro, seja entregue antes.

A saúde no Brasil está na UTI e em Cabo Frio não é diferente, atendimento precário, falta médicos, vacina, remédios de uso continuos, e vergonha na cara dos senhores que governam e que deveriam ser fiscais do povo dessa cidade.

Sintomas:
Os sintomas são semelhantes aos da gripe:
- mal-estar
- falta de apetite
- dor de cabeça, cansaço
- febre baixa.
- Após  24 e 48 horas surgem pontos vermelhos no corpo que se transformam em pequenas bolhas cheias de líquido e que provocam uma coceira incessante. Depois  esta bolhas secam, ficam escuras criam uma crosta e caem em duas semanas.
A doença é benigna, mas pode trazer complicações como:
- infecção por bacteriana
- pneumonia
- distúrbios neurológicos
- na gravidez, há o risco da mãe contaminar o bebê (síndrome da varicela congênita), causando baixo peso, cicatrizes cutâneas, alterações na visão e algumas malformações.
Como tratar:
Como quase todas doenças viróticas, a catapora desaparecerá depois que completar seu ciclo no organismo. Até lá mantenha a higiene, para evitar a infeccção por bactérias nas lesões espalhadas pelo corpo.

Alguns cuidados:
- Não coce as lesões para não causar infecção e deixar cicatrizes.
- Lave suas mãos e as da criança, várias vezes ao dia, com sabonete antibacteriano e agua abundante.
- No banho, dissolva, na banheira, um envelope de permanganato de potássio em dez litros de água e banhe o corpo todo.
- Não arranque as crostas.
- Fazer repouso.
- Ingerir muito líquidos, aguas, sumos, etc.
Consulte o seu médico, e comunique imediatamente se os sintomas se agravarem, ou se a febre persistir.
Não se auto medique, nem medique seu filho em hipótese alguma, sem que seja orientado pelo seu medico.

0 comentários:

Postar um comentário