quinta-feira, 7 de outubro de 2010

OS MINEIROS DO DESABAMENTO

Partilhar



Chile. Dois meses atrás. Uma grande turma de mineiros é presa no fundo de uma mina de minérios a centenas de metros da superfície. Por um capricho, uma coincidência ou mesmo um milagre, embora sem poder, pelos próprios meios, escapar da terrível armadilha, todos estão bem de saúde e o pessoal da empresa consegue se comunicar com eles por telefone e, mais do que isso, enviar para e receber da superfície notícias, imagens e até suprimentos para a manutenção de sua sobrevivência.
O mundo todo, emocionado com a dura situação, se solidariza com os acidentados clamando a Deus pelo seu salvamento, para que surta efeito a mega operação de resgate que poderia levar meses. Hoje pela manhã uma notícia nos fez a todos muito esperançosos; até antes do prazo estiputado para o salvamento dos aprisionados no fundo da terra, uma das três sondas de resgate poderá alcançar o bolsão onde os homens se encontram e tirá-los de lá, um a um, para suas famílias, seus amigos, como numa ressurreição.
Com toda a certeza, o mundo se emocionará com o salvamento, dentro de poucos dias ou horas, daqueles homens que durante mais de dois meses estiveram, literalmente, “no fundo do poço”.
Quando será chegado o dia do resgate de nós, seis bilhões e tantos de pessoas que fomos enclausurados como aqueles mineiros acidentados na mina desmoronada deste pobre planeta. Quem cavará o poço por onde um elevador nos elevará de volta à superfície, num retorno triunfal à luz do Sol. Sei não, mas vivo dessa esperança. Fico pensando em quem estará lá em cima nos esperando no dia do salvamento; Bandeirinhas? Fogos de artifício? Festas? Abraços? Quem sabe? Só espero que ao chegarmos de volta à superfície, se é que chegaremos lá algum dia, tenhamos aprendido a não deixar desmoronar, de novo. Se não, será mais uma decepção de nossas vidas. Terá o Planeta sido levado a mais degradação, continuado a receber o abandono dos mais poderosos, sofrido mais ainda com o descaso, a ambição, a irresponsabilidade? Se for assim, quando eu tiver conhecimento disso, vou tentar pegar o elevador de volta para o fundo. Quando tudo estiverresolvido, eu saio do buraco.




Tony Fonseca é Jornalista, Professor e Escritor, Apresentador do Programa Bem-Vindo ao Paraíso, Lagos TV canal 7 sextas feiras às 15 Horas

0 comentários:

Postar um comentário