sexta-feira, 22 de outubro de 2010

OS MILITARES E A POLÍTICA

Partilhar


Professor Dr Ruy Barbosa

  "Nunca cutuques o dragão que dorme"
                                 (Lema de Hogwarts)

Os denominados Brasilianistas de um modo geral estão perplexos com a situação política no Brasil. O normal em outros países é que durante a campanha os candidatos discutam propostas para as Forças Armadas. Aqui nunca se referem às Forças Armadas. É como se jamais tivessem existido.

O Brasil é um país em que desde a fundação da República as Forças Armadas, em particular o Exército, são Instituições incontornáveis, corroborando com isto vamos voltar na história:
  
   (1) Em 1889 protagonizaram o golpe que derrubou o Império implantando a República.
   (2) Em 1920 o chamado movimento tenentista agitou a sociedade com propostas reformistas. Os militares foram os líderes mais importantes desta rebeldia armada sobressaindo-se a coluna guerrilheira liderada por Miguel Costa e Luiz Carlos Prestes de 1924 a 1927 ( a Coluna Prestes) .
 (3) Em 1930 a derrubada da Primeira República seria impossível sem a participação dos militares.
 (4) Em 1987/1945 na ditadura do Estado Novo foram as Forças Armadas a principal base de sustentação da política nacionalista estatizante e desenvolvimentista empreendida por Getúlio Vargas.
 (5) Entre 1945/1964 as Forças Armadas envolveram-se novamente em política. Eram os tempos da Guerra Fria entre o denominado “mundo livre”(capitalismo) representado pelos E.U.A. e o comunismo internacional  pela União Soviética. No início dos anos 1950, as discussões no Clube Militar eram fundamentais, os debates  ali travadas eram a referência dos debates políticos. O movimento político nacionalista que emergiu tinha um grande número de militares simpatizantes, mas havia outros que se alinhavam aos E.U.A. .Neste período diversos grupos militares perpetraram golpes e contragolpes , para salvar ou enterrar a democracia.
 (6)Em 1964, importantes segmentos das Forças Armadas desfecharam com amplo apoio da sociedade civil um golpe de Estado que instaurou um longo período ditatorial sob orientação militar. Os cinco ditadores presidentes foram generais de Exército.

Resumindo poderíamos afirmar que até aqui fomos uma sociedade marcada pela intervenção militar.
Desde 1979 , quando terminou a ditadura militar ,  mais precisamente desde 1985 quando assumiu o primeiro Presidente civil, depois de 21 anos de governos presididos por militares, as forças Armadas saíram de cena.

Teriam as Forças Armadas hibernado?

De fato ninguém fala a respeito delas e toda vez que surge algo contra as Forças Armadas, elas reagem de forma rápida e forte como foi o caso da abertura dos Arquivos do período ditatorial, foi a julgamento no S.T.F. e ficou exatamente como elas desejavam.

Na verdade as Forças Armadas possuem hoje uma forte assessoria Jurídica e Legislativa que atuam de forma conjunta em defesa dos interesses das Forças Armadas.

Li recentemente um artigo em Jornal de grande circulação que os militares estão ainda presos a parâmetros anacrônicos da Guerra Fria, isto não é  verdade. Hoje foi montado uma intensa rede de Colégios Militares (22) estando presente em quase todos os Estados e usando livros próprios editados pela Diretoria encarregada do Ensino Médio e Fundamental.

Se olharem com atenção os Colégios Militares, estão sempre entre os primeiros do ENEM embora na época da prova, a maioria dos alunos já esteja frequentando as Escolas Militares Profissionais.

Pode-se afirmar que o Sistema de Ensino começa nos Colégios Militares com crianças em torno de nove anos e vão até o curso de Estratégias de Administração Públicas e Políticas em nível de Pós-Doutorado. De um modo geral os cursos têm parcerias com Universidades no Brasil e do exterior. Não esquecendo que o I.M.E. e o I.T.A. são Instituições reconhecidas Internacionalmente e frequentadas também por civis.

A Constituição os trata como carreira de Estado, não sendo, portanto funcionários públicos. São regidos por leis próprias com deveres e direitos bem. Foi aprovada recentemente uma PEC em que os militares passam a ter poder de polícia nas fronteiras e reservas indígenas (inclusive a amazônia  azul).

Dos processos de formação de seus quadros, dos procedimentos com que zelam para proteger os arquivos da Nação sob sua guarda e do silêncio com que protegem a tortura acontecida durante a ditadura, nada disto é discutido, de quando em quando aparecem alguns sinais em torno de um tema específico, mas logo desaparecem como se estivessem escondidos por uma cortina de fumaça .

As Forças Armadas embora visíveis, movem-se com procedimentos próprios. Contudo suas marcas na história permanecem vivas .

Para entender como pensam os militares leia a frase abaixo que está pintada em todas as viaturas do Exército:

Exército Brasileiro: Braço forte, mão amiga.

Na opinião do autor apesar da mão amiga o braço é forte e pode agir a qualquer instante. No entanto penso que as Forças Armadas vão se manter dentro da Lei e da Ordem.
  



  Nota: O autor não concorda com nenhum regime totalitário seja ele de direita (Ditadura), ou de esquerda (Comunismo) e não tolera qualquer tipo de  tortura, nepotismo, demagogia ou uso  da  coisa pública.


0 comentários:

Postar um comentário